O trabalho híbrido é uma combinação das atividades profissionais desenvolvidas em casa e no escritório da empresa, de forma presencial. Este tipo de atividade tem possibilitado com que  funcionários escolham o melhor local para desempenhar suas atividades.

Em alguns casos, e dependendo das atividades que são desenvolvidas por estes colaboradores, a propria execução de suas tarefas pode ser realizada em diferentes horários ao que a empresa habitualmente tem designado. Embora ainda não seja tão habitual, é justamente por isso, que muitas pessoas tem buscado morar em lugares diferentes e as vezes bem distantes da empresa.

Com as mudanças provocadas pela pandemia do Coronavirus e pelo comportamento das novas gerações, este modelo vem ganhando cada vez mais popularidade e pode oferecer vantagens tanto para a empresa quanto para os funcionários. Contudo, existem muitas empresas que ainda resistem a estas mudanças, por considerarem a dificuldade em realizar a coordenação e supervisão das atividades executadas pelos trabalhadores.

Vantagens para a empresa:

Redução de custos:

Ao permitir que seus colaboradores trabalhem remotamente, as empresas podem economizar em despesas como aluguel de escritórios, deslocamento de colaboradores e outros gastos operacionais diretos relacionados a manutenção de uma estrutura física.

Aumento da produtividade:

Ao permitir que os funcionários trabalhem em um ambiente que melhor se adapte a suas necessidades, a produtividade pode aumentar significativamente em função da diminuição do tempo de acesso ao trabalho, que faz com que muitos trabalhadores já cheguem cansados no trabalho.

Acesso e retenção a talentos:

Ao eliminar as barreiras físicas e a distância, as empresas podem buscar novos talentos em outros lugares, o que aumenta as chances de encontrar o profissional ideal para o trabalho. Muitas pesquisas tem apontado que o local de trabalho pode se tornar um diferencial significativo para a retenção de seus colaboradores.

Vantagens para os colaboradores  

Flexibilidade de local de trabalho:

Os colaboradores têm a opção de trabalhar de casa, do escritório ou de outro local de sua escolha, o que aumenta a satisfação e o bem-estar. Algumas empresas tem experimentado horários flexíveis, estendendo as jornadas de trabalho e criando horários em que seus colaboradores possam assumir atividades domésticas ou mesmo incorporando na sua rotina diária, atividades físicas.

Melhoria da qualidade de vida:

Ao permitir que os funcionários equilibrem melhor suas vidas pessoais e profissionais, a qualidade de vida pode ser significativamente melhorada, pois o tempo gasto em deslocamento começa a ser utilizado para atividades do dia a dia ou mesmo no relacionamento familiar.

 

É evidente que o trabalho híbrido pode se tornar uma opção muito atraente para empresas e funcionários, oferecendo uma série de vantagens que vão desde a flexibilidade de local de trabalho até a melhoria da qualidade de vida. Contudo, como todo processo radical de mudança, as empresas precisarão se organizar para desenvolver mecanismos que permitam capacitar, acompanhar e mensurar as atividades desenvolvidas a distância por seus colaboradores.

Neste caso, cabe aos gestores das organizações desenvolverem sistemas que facilitem o processo de compartilhamento de trabalho entre diferentes ou reorganizem as ativiidades existentes, o que já é feito há algum tempo nas empresas que operam em diferentes continentes com times que trabalham em fusos horários completamente distintos.