Em apenas 2 anos de operação, empresa realizou mais de 5.000 consultorias ergonômicas online em todo Brasil através de um software próprio.
Empresárias do interior paulista desenvolveram uma solução para levar a ergonomia até o escritório de milhares de brasileiros que trabalham em casa, no chamado home office. A startup Click Home Office foi fundada em 2020, durante a pandemia, pelas empreendedoras Hozana Ramirez que é fisioterapeuta do trabalho e pelas arquitetas corporativas Bruna Oliani e Luiza Santini. Elas observaram uma demanda crescente de pessoas com queixas de desconfortos no trabalho remoto. Neste momento, decidiram se unir e desenvolver um modelo de negócio para melhorar o bem-estar e a saúde no home office.
Trabalhar em casa não é uma novidade no mercado. Em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 3,8 milhões de brasileiros em trabalho remoto. Todavia, a pandemia mundial intensificou a quantidade de pessoas nesta modalidade. É o que mostra o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) que identificou, em 2020, 8,2 milhões de pessoas em home office. Ou seja, houve um aumento de aproximadamente 115% entre 2018 e 2020.
“A maior parte das empresas projeta seus escritórios seguindo padrões de ergonomia”, afirma a arquiteta Bruna Oliani. Mas, e como é a realidade no escritório de casa? “Bem, nas nossas consultorias, percebemos que muitas pessoas não possuem mobiliários e equipamentos adequados”, complementa Bruna. De acordo com a fisioterapeuta Hozana, um espaço inadequado aliado a uma postura ruim, falta de exercícios físicos, intervalos e alongamentos acaba gerando desconfortos no ombro, pescoço, antebraço, coluna e uma série de outras queixas que são observadas nas consultorias ergonômicas.
Após muitos estudos, as empresárias desenvolveram um software próprio para avaliar de forma 100% online as estações de trabalho dos colaboradores. O processo da consultoria acontece em etapas, primeiro o colaborador passa por um levantamento de dados através de um rápido formulário. Depois, são agendadas vídeo consultorias para realização de avaliação técnica e intervenções de acordo com as necessidades e a atividade de cada pessoa. Um consultor em ergonomia acompanha e monitora a evolução do home office até atingir um resultado final adequado para o colaborador e para a empresa.
Hozana afirma que alterações de baixo custo podem mudar totalmente a rotina do colaborador. “Um caso recorrente são pessoas que sentem dores no antebraço por terem uma mesa com quina reta e a gente resolve isso de forma muito simples com uma fita quebra-quina”, relata a fisioterapeuta.
Profissionais de Recursos Humanos estão cada vez mais atentos em relação ao bem-estar, saúde e qualidade de vida dos colaboradores. E os cuidados com a ergonomia são essenciais para gerar conforto, segurança e eficiência no desempenho das atividades, além de aumentar a satisfação da equipe para com a empresa.
A Startup atende empresas de diversas partes do Brasil e para 2023 planeja lançar um novo serviço que visa o acompanhamento a longo prazo dos colaboradores e desenvolver estrategicamente ações de ergonomia nas equipes. Segundo a arquiteta Luiza Santini, “nosso objetivo é levar a ergonomia de forma prática e com qualidade para melhorar o conforto, segurança e bem-estar para home officers em todo o país”.
Para mais informações, basta acessar clickhomeoffice.com.br