O trabalho remoto está perdendo força em todo mundo. E olha que as empresas adorariam, continuar mantendo custos reduzidos com os deslocamentos e instalações, mas o que será que tem acontecido? Segundo os especialistas, os desafios de comunicação, a dificuldade de atuar em níveis mais criativos e a queda na produtividade são as principais causas apontadas para o retorno ao presencial.

A relutância no retorno tem provocado uma queda de braço intensa entre lideres e seus subordinados, levando a manifestações e uma onda de demissões como nunca visto anteriormente. Uma buscada por algumas empresas tem sido em transformar a obrigatoriedade do trabalho presencial em um sistema hibrido, com alguns dias em casa e outros nas dependências da empresa. Contudo, temos percebido que isso exigirá novos mecanismos e processos visando restabelecer um processo que seja visto positivamente tanto por empresas como por colaboradores. Se atente a alguns pontos necessários.

1. TRABALHE JUNTO PERIODICAMENTE
Reúna as equipes periodicamente para que trabalhem todos juntos. Nestes momentos o trabalho em grupo devem ser priorizados e as demandas individuais deixadas em segundo plano. Deixe as reuniões e calls para os outros dias. Busquem realizar atividades que envolvam todo o time. Analisem resultados alcançados. Discutam casos de clientes e estratégias de ação.

2. ORGANIZE SESSÕES PARA ALINHAMENTO
Traga para a rotina do seu trabalho atividades de alinhamento. Uma das coisas que o trabalho remoto nos trouxe, foi o isolamento nas nossas atividades sem que saibamos o que está acontecendo em outras áreas da organização. Aquele papo no café, faz falta para que todos se sintam participantes e engajados. Estimule pequenas sessões de bate papos e pitchs sobre status de projetos. Tudo de forma leve e dinâmica.

3. CONSTRUA MOMENTOS DE CONFRATERNIZAÇÃO
Antes da pandemia as empresas possuíam rituais que fortaleciam a cultura corporativa mas que aos poucos foram deixadas de lado. Retome e construa estes momentos. Cafés para a recepção dos colaboradores, almoços compartilhados e comemoração mensal dos aniversariantes, reconhecimentos públicos pelo desempenho e outros, são algum destes momentos que devem ser priorizados nos encontros presenciais.

4. DEIXE DE TREINAR E PENSE EM ENGAJAR
Você deve se lembrar que parte do processo de transmissão de conhecimento ocorria entre os próprios pares, em momentos distantes da sala de treinamento. O trabalho remoto afastou os pares e exige que atividades de treinamento e requalificação sejam executadas com maior periodicidade de forma ainda mais mobilizadora. Mude as técnicas. Avalie o aprendizado para garantir que aja uniformidade na execução e qualidade do serviço.
[